A manutenção preventiva das máquinas de automação é feita por meio do gerenciamento de vários equipamentos , estas ações envolvem a avaliação contínua da vida útil do ciclo de vida de um componente e também visam a substituição de peças obsoletas à medida que envelhecem.

É importante salientar que os equipamentos industriais são projetados para operar por um vasto tempo, alguns sistemas de controles que foram instalados na década de 1980, ainda operam com muita eficácia nos dias de hoje.

Porém, é preciso realizar uma manutenção preventiva antes que ocorra algum desastre. Neste sentido, é necessário acompanhar o ciclo de vida desses equipamentos.

Além disso, é preciso ficar atento aos riscos relacionados com o envelhecimento dos sistemas.

Um dos principais problemas que envolvem a falta de manutenção em equipamentos industriais é a procrastinação. Ou seja, muitos empresários resolvem adiar os processos de manutenção. No entanto, isto não se deve a uma atitude de negligência por parte da empresa e estão mais conectados à pressão voltada ao cumprimento de prazos e o mantimento da produção.

Nessa situação, muitos engenheiros de manutenção podem até estar cientes que uma peça central de um determinado equipamento atingiu o fim de sua vida útil. No entanto, a empresa pode não ter planos para abordar o problema de maneira imediata e gerenciar os problemas que consequentemente irão surgir.

 

Principais Problemas Relacionados a Obsolescência das Máquinas

Um primeiro problema que podemos vislumbrar é a diminuição de peças no mercado, à medida que novos modelos chegam ao mercado, consequentemente haverá menos peças para equipamentos antigos.

manutenção preventiva nas máquinas 3

Portanto, a melhor forma de agir nessa situação é entrar em contato com um fornecedor especializado em componentes de automação obsoletos, isto evita o risco de comprar de fontes não confiáveis.

Outro problema bastante corriqueiro nesta situação é relacionado às habilidades dos funcionários. Ou seja, à medida que máquinas envelhecem as habilidades torna-se também obsoletas, neste caso é mais difícil encontrar pessoal e especialistas externos para aconselhar nos processos de manutenção preventiva.

Um terceiro problema são os marcos regulatórios relacionados aos requisitos de saúde, segurança, eficiência energética e emissões, estas leis sofrem mudanças com o tempo e a empresa precisa ficar atenta principalmente às leis de sustentabilidade.

Manutenção Preventiva e Ciclo de Vida

Uma das principais ações relacionadas à manutenção preventiva é o monitoramento do ciclo de vida. A consciência de que alguns ativos atingiram um estágio crítico na sua operacionalidade ativa ajuda os empresários a planejar melhor o futuro da empresa.

Portanto, saber que um equipamento chegou no fim de sua vida útil fará com que o empresário coloque no orçamento anual de gastos as despesas com manutenção e substituição de equipamentos. Desta forma ele pode evitar gastos inesperados com a quebra futura de equipamentos.

O monitoramento ativo do ciclo de vida começa primeiro com uma auditoria em relação às máquinas. Portanto, o empresário precisa registar  data de instalação de cada máquina e sua expectativa de vida, baseada nos dados fornecidos pelo fabricante.

Além disso, ele precisa descrever a condição atual do equipamento. Todas estas informações irão fornecer a base para um programa de gerenciamento de obsolescência.

A Obsolescência em Processos de Automação

Para falar como as máquinas de automação podem também ficar obsoletas, é preciso antes abordar o conceito de computador. Poucas pessoas sabem que o termo computador se referia antes a um cargo humano, antes de serem máquinas eletrônicas. Os computadores eram pessoas que faziam cálculos matemáticos.

Estes computadores humanos desempenharam papéis fundamentais em instituições como a NASA, por exemplo, no entanto, com o advento dos computadores eletrônicos, o trabalho  dessas pessoas se tornou obsoleto.

Atualmente, o mesmo acontece com componentes de automação que ficam obsoletos para alternativas mais modernas e eficientes.

Assim, quando um componente obsoleto quebra existe uma grande dificuldade em encontrar um componente substituto especialmente em setores altamente regulamentados como o setor farmacêutico e o setor de processamento de alimentos.

Nesta situação, as peças de segunda mão podem parecer uma boa solução, mas ao mesmo tempo apresentam uma variedade de riscos.

Neste caso, a melhor solução são as estratégias de manutenção preditiva, pois elas interrompem os problemas antes que eles surjam. Além disso, economizam tempo  e dinheiro para as empresas.

 

Diferença Entre Manutenção Preditiva e Manutenção Preventiva

manutenção preventiva nas máquinas 1

No setor de automação dois tipos de manutenção são muito importantes: a manutenção preditiva e preventiva, no entanto estes dois tipos possuem algumas diferenças marcantes.

Manutenção Preditiva

Podemos dizer que a manutenção preditiva vai além da manutenção preventiva e possui um acompanhamento mais preciso e exige mais qualificação profissional de quem vai monitorar esta manutenção.

Basicamente, este tipo de manutenção se caracteriza pelo acompanhamento de parâmetros dos equipamentos, especialmente a vida útil pré definida pelo fabricante.

A manutenção preditiva utiliza o acompanhamento dos parâmetros das peças para que a troca seja feita antes do final de sua vida útil. Neste sentido, ela identifica a necessidade de troca e o melhor momento para a manutenção evitando a intervenção na produção da empresa.

Para realizar as estratégias de manutenção preditiva é preciso utilizar o aprendizado de máquinas.  Esta tecnologia é cada vez mais demandada nos setores industriais porque influi na tomada de decisões.

Na área de manutenção de Processos Robóticos Automatizado ( RRA) e outros processos de automação a manutenção preditiva é uma ótima solução, pois antecipa eventos de falhas em componentes.

Em um processo de automação e conexão com a internet todos os processos automatizados podem utilizar tecnologias habilitadoras por meio da linguagem de máquinas. Desta forma, pode-se antecipar problemas futuros que possam ocorrer nos componentes de processos automatizados.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é a manutenção que corrige o problema e falhas antes de acontecerem, isto reduz os custos e indisponibilidades das máquinas.

Além disso, aumenta a eficiência da manutenção pois possibilita programá-la, neste sentido evita a falta de produção e ociosidade das máquinas, como acontece com a manutenção preditiva.

Este tipo de manutenção é uma escolha eficaz para empresas que prezam pela manutenção de ativos e ao mesmo tempo visa a produtividade e efetividade das manutenções.

No entanto, diferentemente da manutenção preditiva não há o acompanhamento dos parâmetros das peças.

 

Automação e Manutenção

manutenção preventiva nas máquinas 2

Vimos neste texto como uma empresa pode realizar a manutenção preventiva nas máquinas e vimos também que o processo de obsolescência pode ocorrer em processos de automação.

atualmente a automação é utilizada em vários segmentos empresarias um destes processos é a RPA ( Robotic Process Automation) que são Software desenvolvidos para facilitar e execução de tarefas digitais simples com características repetitivas como copiar e colar arquivos, raspar dados na web, conectar em APIs e outras funções.

A tecnologia de RPA pode ser conectada a tecnologia de machine learning e resultar em uma automação inteligente, pois combinada com outras tecnologias pode obter resultados ainda maiores em automação.

Neste sentido o processo de automação pode sempre estar conectado com sua própria manutenção, pois na atualidade existe sensores  algoritmos de aprendizado de máquina e é possível identificar quando um equipamento está prestes a falhar.

Tem alguma dúvida? Podemos ajudá-lo!


Ao clicar em enviar, concordo com a Termos de Uso & Política de Privacidade .